As Novelas - Esmeralda

|



Esmeralda foi produzida pelo SBT em parceria com a Televisa e exibida entre 6 de dezembro de 2004 e 19 de julho de 2005, no horário das 20h30. É um remake da telenovela mexicana homônima Esmeralda, que por sua vez foi uma versão da telenovela venezuelana Topazio.

Baseada no original de Delia Fiallo, a novela foi adaptada por Henrique Zambelli e Rogério Garcia, com supervisão de texto de Thereza di Giácomo. A novela foi dirigida por Jacques Lagoa, Luiz Antônio Piá e Henrique Martins, com direção de teledramaturgia de David Grimberg.

Teve Bianca Castanho, Cláudio Lins, Lucinha Lins, Paulo César Grande, Karina Barum, Tânia Bondezan e Delano Avelar nos papeis principais, sendo reprisada entre 12 de julho de 2010 e 18 de janeiro de 2011, junto com a novela Pérola Negra, restaurando o segundo horário de reprises do SBT, que havia sido suspenso em 2008 com fim do contrato com a Televisa.


Reprise

A novela foi reprisada entre 12 de Julho de 2010 e 18 de janeiro de 2011, num total de 137 capítulos. Estreou junto a Pérola Negra, resgatando os horários de reprises de novelas no SBT, e foi substituída pela telenovela Maria Esperança.


Audiência

O primeiro capítulo de Esmeralda, exibido no dia 6 de dezembro de 2004, marcou 11 pontos de média e pico de 13 pontos.[2]

Após o fim da primeira fase da novela, a trama chegou a dar 15 de média e pico de 17 no dia 3 de julho de 2005[3] e no dia 16 do mesmo mes e do mesmo ano, a novela marcou 14 pontos e pico de 16, contra 4 da Rede Record.[4] Nos momentos finais, expecificamente no dia 12 de julho de 2005, a novela marcou 16 pontos de média e 19 pontos de pico.[5]

No último capítulo, a novela exibida das 21h29 às 22h21, marcou os incríveis 18 pontos de média e 24 pontos de pico. A terceira colocada marcou apenas 7 pontos.[6] A novela fechou com média-geral de 13 pontos, classificada "razoável" pela emissora.
[editar] Reprise

A reestreia do primeiro capítulo de Esmeralda marcou apenas 5 pontos de média. O segundo capítulo repetiu os cinco pontos e o terceiro reagiu e marcou 6 de média. Novamente, na segunda fase, a novela da tarde surpreendeu e bateu recordes, marcando no dia 1 de outubro de 2010, 10 pontos de média e pico de 11 pontos. O seu ultimo capitulo marcou 8 com picos de 11.


Curiosidades

* A versão original de Esmeralda, que é mexicana, já foi exibida no SBT entre 2 de Outubro de 2000 e 6 de Março de 2001. Relembrando o sucesso da novela, os diretores resolveram fazer a adaptação, reproduzindo-a em solo brasileiro.
* Bianca Castanho fez sua segunda protagonista, após viver Clara em Canavial de Paixões (2003/2004). Para se caracterizar com a personagem-título, ela tingiu o cabelo de castanho e colocou lentes verdes cor de esmeralda.
* Carol Hubner, vencedora do reality show Casa dos Artistas: Protagonistas de Novela, cujo prêmio era participar de uma novela do SBT e contrato de um ano com a emissora, fez Joana. Cyda Baú e Pedro Paulley, também ex-participantes do programa, atuaram na novela como Jacinta e Inácio, respectivamente.
* Mãe e filho na vida real, Lucinha e Cláudio Lins repetiram os papéis na ficção.
* Depois de Esmeralda, Bianca Castanho seria protagonista de outra novela no SBT, Cristal, em 2006.
* É a oitava telenovela da parceria SBT/Televisa.
* Já em abril de 2009, a trama foi vendida para Angola. Segundo o colunista Flávio Ricco informou em sua coluna de 9 de abril, o SBT já está convocando o elenco para receber os seus direitos conexos.



Elenco

Em ordem da abertura:

Ator Personagem
Bianca Castanho Esmeralda Álvares Real
Cláudio Lins José Armando Álvares Real
Lucinha Lins Branca Álvares Real
Paulo César Grande Rodolfo Álvares Real
Com
Ator Personagem
Karina Barum Graziella Álvares Real
Delano Avelar Dr. Lúcio Malavér
Olivetti Herrera Dr. Álvaro Lafaieti
Cleide Queiroz Emanuela
Josmar Martins Firmino
Jardel Mello Dionísio Lucero
Marco Lunez Januário
Apresentando
Ator Personagem
Daniel Andrade Adrián Lucero
Carol Hubner Joana
Cyda Baú Jacinta
Pedro Paulley Inácio
Priscila Ferreira Florysa "Florzinha" Lucero
Ator convidado
Antônio Petrin como Sabiá
Atrizes convidadas
Manoelita Lustosa como Rosário
Sônia Guedes como Margarida
Tânia Bondezan como Fátima Álvares Real
Ator Personagem
Fabiana Alvarez Patrícia
Renato Scarpin Dr. Marcelo
Nara Gomes Socorro
Graça Berman Hortência
Cris Bessa Aurora
Mário Sérgio Pretini Dr. Bernardo
Carl Schumacher Dr. Fausto
Luís Carlos Bahia Cláudio
Débora Gomez Dóris
Domingos Meira Daniel
Ruth Roncy Betânia
Patrícia Vilela Hilda
Maria Estela Irmã Piedade
Patrícia Salvador Pietra
Daniela Franco Márcia
Bibi Menegon Amélia
Tallyta Cardoso Tânia
Fabiana Meireles Irmã Lucila
Nirce Levin Rita
João Bourbonnais Gustavo



Resumo das Novelas.net

4 comentários :

yacusa007 disse...

uma ótima novela queria assistir todos os dias gosto mais da Esmeralda e José Armando eu amo os dois um abraço pra vcs...

Anônimo disse...

foi uma otima novela espero a ve-lo novamente.

Anônimo disse...

muito boa a novela

Anônimo disse...

essa novela eu lenbro q esmeralda ficou cega muito tempo

Postar um comentário

 

©2007 - 2018 Resumo de Novelas.net | Direitos reservados Google+