Saiba quem é Flávia Cintra - A verdadeira Luciana de "Viver a Vida"

|

flavia_cintra_verdadeira luciana_novela_viver a vida_globo-www.resumodasnovelas.net
A jornalista Flávia Cintra possui mania de dizer que fez 18 anos duas vezes na sua vida. Na primeira etapa, curtiu a infância e a adolescência como qualquer pessoa normal. Na segunda etapa, ela se estabilizou como profissional no mercado, se casou e deu à luz de gêmeos, como qualquer pessoa normal. Só que existe uma pequena diferença entre as duas etapas da sua vida: uma cadeira de rodas.

A inspiração de Luciana, na novela "Viver a Vida", sofreu um acidente de carro aos 18 anos, em uma rodovia de São Paulo, perdendo todos os movimentos. Ela passou por um duro processo de aceitação (como acontece na maioria dos casos), mas descobriu novemante motivos para sorrir. A história de Flávia chamou a atenção da produção da novela global "Viver a Vida", e hoje ela se tornou consultora de Manoel Carlos para a personagem de Luciana (interpretada por Alinne Moraes).

A atriz Alinne Moraes conviveu muito com Flávia para aprender a questionar e entender o mundo de uma cadeirante de rodas. A jornalista, falou sobre essa mudança repentina na vida, quando nós não escolhemos e somos obrigados a aceitar uma nova realidade a ser vivida.

"Eu tive, como todo mundo, uma construção de degrau a degrau. Em um primeiro momento, quando saí do hospital e fui para a fisioterapia, eu tive contato com outras pessoas que estavam em situação semelhante, uns piores e uns melhores. E eu me aproximei dos melhores. Eu analisei as coisas interessantes que poderia fazer daquele jeito. Mas eu ainda achava que poderia voltar a andar. Eu não ia ao cinema quando convidavam, por exemplo, porque dizia que quando voltasse a andar teria tempo de ir", disse Flávia.

Na novela, Luciana também vai passar por todo o processo de aceitação, e a partir deste momento, vai encarar outros desafios da vida que vão muito além de uma cadeira de rodas. "Quando eu tive certeza que não ia voltar a andar, eu já tinha descoberto que não era o fim do mundo. Me consolidei como profissional, filha, amiga, depois como mulher, e como mãe. Ainda não acho que estou pronta. Mas não sei se seria diferente se estivesse andando. Todo mundo erra e acerta na vida. A deficiência é uma característica que à vezes desaparece, e às vezes fica gigante. Tem horas que acho ruim e outras que eu até gosto", confessa Flávia, no papel de consultora técnica de Manoel Carlos.

O trabalho de Flávia com a produção de "Viver a Vida", têm o objetivo de orientar Alinne com seus pensamentos, posições e ações, para que ela possa sentir e viver em um ambiente como uma cadeirante, sendo esta a situação que a atriz irá interpretar daqui para frente na novela. O primeiro contato com a rede Globo foi no final do ano passado. A novela ainda não estava em pauta e tudo que Flávia fez foi responder algumas questões relacionadas. O segundo contato, já com nome da novela definido, foi no mês de abril. Flávia recebeu a proposta da rede Globo, e disse que o convite lhe deixou muito feliz. "Eu já era uma admiradora do trabalho do Maneco. Gosto de como ele trata com sensibilidade e cuidado assuntos importantes como este. Ele tem um comprometimento com a qualidade e está sempre aberto a novas propostas", declarou.

"Em maio eu participei de uma reunião com o Maneco, Jayme Monjardim (diretor), Alinne, e mais algumas pessoas da produção. O encontro estava programado para durar apenas 1 hora, mas nós ficamos a tarde toda lá. Conseguimos alinhar os conceitos, enxergar como seria o trabalho. Eu acompanhei de perto a Alinne, a construção da Luciana, as mudanças, o medo, a angústia. Eu não sabia que o trabalho de um ator poderia ser tão intenso e importante", confessou a consultora.

Quando a cena de Luciana já no hospital foi gravada, Flávia estava presente no estúdio acompanhando tudo. E ela revelou que se deixou tomar pela emoção, como todos que estavam presentes em cena. "A minha história pessoal já está consolidada. Não me emociona mais. Eu fiquei mexida com a história da Luciana mesmo. Ver aquela menina chorando, sofrendo, a dor em seu rosto. Isso foi impactante demais", disse ela.

"O desempenho da Alinne é algo que me impressiona. Ela está absolutamente entregue para a Luciana. Ela trata tudo com uma seriedade enorme, com dedicação e carinho. Alinne respira Luciana. E a cena do acidente foi muito bem preparada", declara Flavia.
 

A personalidade de Luciana não é fácil, quem acompanha a novela sabe muito bem disso. Luciana é muito mimada e quer tudo sempre na hora que deseja. "É um recomeço, de fato. O processo de amadurecimento e autoconhecimento é inevitável. A vida de Luciana, como a minha, vai mudar de um momento para outro, é tão rápido e brusco, que uma reflexão é necessária", resume Flávia.

Atualmente, Flávia faz inúmeras atividades, sendo a maioria delas, focada na inclusão de pessoas com deficiência física. Além disso, ela possui dois filhos para cuidar. Os gêmeos Mateus e Mariana. A questão da gravidez, futuramente poderá ser abordada pelo autor de "Viver a Vida", Manoel Carlos. "Eu gosto de fazer tudo bem feito e gosto de saber de tudo. Então, quando descobri que estava grávida e ainda por cima de gêmeos, eu tratei de começar a estudar. E eu vi que muito médicos desencorajam mulheres como eu a engravidar, por pura falta de informação. O índice de câncer de colo de útero em cadeirantes é superior às mulheres normais, porque muitos médicos acham que nós não temos vida sexual ativa. É um absurdo", afirma ela.

Os gêmeos Mateus e Mariana chegaram de forma espontânea na vida de Flávia, e abriram muitas portas para outras cadeirantes que sonhavam em engravidar. Hoje ela brinca que se considera "mãe das grávidas". "Conto minha histórias, acompanho outras. É preciso que alguém informe. Meus filhos são meu maior projeto. Hoje, meu primeiro compromisso é ter um tempinho no dia para ficar em casa com eles, fazer almoço, colocar para dormir", disse Flávia

"Viver a Vida hoje para mim é estar do lado dos meus filhos à noite, e depois de colocá-los para dormir sentir aquela coisa gostosa, de que eles estão bem", finaliza a entrevista.


Fonte: Famosidades MSN
Resumo de Novelas.net (06/10/09)

7 comentários :

sandro disse...

OI SOU SANDRO MONTEIRO, ESTOU COMESANDO A ASESTIR A NOVELA POIS TBM SOU TETRA HÁ 4 ANOS E ACHO MUITO IMPORTANTE ÉSSA DIVULGAÇÃO PARA AS PESSOAS Q Ñ SABEM OQUE É ESTAR EM UMA CADEIRA DE RODAS,POIS SUA HISTÓRIA É UM EXEMPLO PARA´NÓS,EU FUI ASSALTADO E LEVEI UM TIRO DE CALIBRE 12 NO PESCOÇO NA HORA JA SENTI Q NÃO IRIA MAIS ANDAR É ESTRANHO NÉ,MAS DEPOIS Q ESTIVE NO SARAH EM BRASILIA VI GENTE PIOR Q EU E ME SENTI MELHOR,E HOJE POSSO DIZER Q SOU FELIZ POIS TENHO MINHA FAMILIA PERTO DE MIM,MEUS 2 FILHOTES E ESPOSA NO CONTROLE E AGRADESO A DEUS POR ISSO ....

Anônimo disse...

oi me chamo lidiane,eu achei interessante quanto vc dar a valor a sua vida , com seu depoimento aprendí valorizar atos e gestos que achamos que não achamos importantes, mas temos que dá o máximo de importância pq , outras pessoas que tem problemas fazem pq eu não posso fazer!
amei seu modo de viver de simples e feliz!

Luís Munhoz disse...

Parabéns Flávia!
Desde a primeira vez que vi você, sabia que você era muito especial!

Parabéns!!!

Luis

Cinthya Barros disse...

Uma lição de vida a história de Flávia....
Fiquei muito feliz, por ela, ter reconhecido o trabalho dos Terapeutas Ocupacionais, depois da reportagem ter ido para o fantástico fomos mais reconhecidos na nossa profissão...
Que Deus abençõe essa família, e que essa história de vida seja um incentivo para muitos que reclamam da vida...

Anônimo disse...

voce acha voce bonita

Anônimo disse...

"Ola ,Historia que vai servir ..
de exemplo para todos os Cadeirantes ,
Bjos continue assim com essa alegria no Rosto."

Lia disse...

Olá Flávia!Ontem vi eu depoimento n horario da novela,achei lindo. Sua história é muito linda e edifica o ser humano e um belo exemplo de vida.
Bjsssssssss

Postar um comentário

 

©2007 - 2014 Resumo de Novelas.net | Direitos reservados Google+