As Novelas - Caras e Bocas

|


"Caras e Bocas" foi uma telenovela brasileira, exibida no horário das 19 horas. Escrita por Walcyr Carrasco e dirigida por Maria de Médici, Ary Koslov e Marcelo Zambelli, com direção de núcleo e geral de Jorge Fernando, do dia 13 de abril de 2009 a 8 de janeiro de 2010.

Contou com os atores Flávia Alessandra e Malvino Salvador, Isabelle Drummond, Miguel Rômulo, Ingrid Guimarães, Marcos Pasquim, Fernanda Machado, Henri Castelli, Elizabeth Savala, Deborah Evelyn, Marcos Breda, Júlio Rocha e Fúlvio Stefanini nos papeis principais.

Pela primeira vez uma pessoa realmente cega interpretou uma personagem fixa numa trama de novela: a atriz Danieli Haloten, que nasceu com glaucoma e aos 17 anos perdeu totalmente a visão, fez o papel de Anita.

Sinopse

A novela narra a história da rica Dafne Bastos Conti, que é criada pelo avô milionário Jacques Conti, e Gabriel Batista da Silva, que é pobre, mas feliz. Ambos são apaixonados um pelo outro e estudam arte e pintura juntos. Ele, com bolsa de estudo, ela, com o dinheiro do seu avô. Gabriel tem talento com os pincéis, pinta muito bem, enquanto Dafne sonha em abrir sua própria galeria de arte, já que ela quer administrar e não pintar, apesar de ela gostar um pouco. No entanto, Jacques pensa que Gabriel é um interesseiro que fará sua neta sofrer e roubará seu dinheiro. Em parceria de sua esposa Léa, arma uma cilada para separar o casal. Gabriel vai estudar em Londres, com uma bolsa de estudos ganhada, sem saber que Dafne está grávida. Ela fica feliz, pensando que Gabriel se casará com ela, mais depois que ela descobre que ele foi embora, ele se desespera e entra numa profunda depressão. Jacques ainda se arrepende da armação, mas Léa trata de fazer com que as cartas que Gabriel envia a Dafne e vice-e-versa voltem para os seus respectivos remetentes, fazendo com que o casal se afaste e nunca mais se comuniquem, e ambos pensem que foram abandonados.

Jacques descobre a traição de Léa em dois sentidos: Ele descobre sobre as cartas e a pega na cama com um garotão. Ele se enfurece e se divorcia dela, mais ela é esperta e pega uma boa pensão. Dafne dá á luz a Bianca e decide se fechar para o amor. Ela passa a criar a filha sozinha e ir em busca de seus sonhos, sem precisar do dinheiro do avô. O pai de Gabriel morre, e ele volta para o Brasil, guardando os seus sonhos na gaveta e assumindo o bar-restaurante da família. 15 anos se passam, e nos dias atuais, Dafne é dona de uma galeria de arte e Gabriel comanda o bar, mas os dois nunca esqueceram um do outro, e nunca mais se viram. Dafne vive no luxo e no conforto, numa mansão chique, e ele, numa casa humilde nos fundos do bar.

Porém, durante uma viagem à África do Sul, Jacques, a mando de Frederico - que, só depois, tem sua vilania revelada, tendo também ordenado a morte dos pais de Dafne - sofre um acidente durante uma expedição a suas minas de diamantes e é dado como morto. Frederico, ao saber que seu filho, Vicente, também iria descer à mina, resolve desistir do atentado, mandando um funcionário dizer que havia vazamento de gás e que, assim, havia risco de explosão. Mas Judith, filha de Léa e que também deseja se tornar presidente da empresa, e sempre cobiçou a fortuna dele e odeia Dafne, intercepta a mensagem, deixando que o acidente de Jacques ocorra. Ele é dado como morto. Seu testamento revela que, para herdar a presidência da empresa, o herdeiro precisa ser casado. Com isso, Judith toma posse da presidência provisoriamente, enquanto Dafne tem que passar por cima de seu orgulho e se casar para garantir sua herança e o futuro de sua filha, . Judith é casada com o ingênuo Pelópidas, que a obedece em tudo. Ele a chama de Abelha Rainha e ele acha normal eles dormirem separados.

Entre os pretendentes de Dafne e Gabriel estão, respectivamente, Vicente e Laís. O primeiro é um advogado honesto, porém atrapalho e tímido, que depois de uma viagem, volta garanhão e conquistador. E Laís usa de armações para tentar se casar com Gabriel, sua verdadeira obsessão. Bianca, temendo perder todos os seus bens, decide promover um reencontro entre seus pais, com a ajuda do melhor amigo Felipe, que na verdade, esconde uma paixão por Bianca. Dafne e Gabriel redescobrirão seus sonhos e viverão um intenso romance, enquanto Judith não medirá esforços para impedir que a rival se case, ou melhor, tentará aproximá-la de seu irmão mais novo, o belo, arrogante e narcisista Nicholas, a quem ela faz de gato e sapato, e que engana e faz sofrer muito a doce Milena, irmã mais velha de Felipe. Dafne teria que casar por aparência para ter seu dinheiro de volta, mais ela reencontra seu grande amor e resolve casar com ele, para ter a felicidade e o dinheiro de volta.

Dafne se casa com Gabriel, mas este a abandona na frente da igreja apos a cerimônia. Após o casamento, Frederico toma posse de todos os bens da empresa, deixando Dafne e Bianca na miséria, já que para ser dono da empresa de novo, Dafne teria que morar com o marido. Gabriel oferece sua casa para as duas e elas passam a trabalhar no bar. Frederico ainda despeja Judith e demite Nicholas. Posteriormente, Jacques reaparece, vivo, e Milena descobre que é filha dele, fruto de um caso que sua mãe teve, casando-se com Nicholas e vivendo ambos por contrato, até que ambos se separam. Milena sofreu muito com ele, e agora que ela ficou rica e ele pobre, ela jogará na cara dele sua fortuna e pisará nele, além de tratá-lo com empregado. Jacques, enquanto isso, apaixona-se por Piedade, tia de Gabriel e abre uma concorrência entre Judith, Dafne, Bianca e Vicente. O vencedor se tornará herdeiro da empresa.

Dênis, primo de Gabriel e filho de Piedade, é pintor e expõe seus quadros na Praça da República. Seu filho Bruno, apelidado Espeto, acolhe um chimpanzé em casa, que fugira do circo e aprende a pintar. Os quadros pintados pelo chimpanzé, que recebe o nome de Xico, caem no gosto de Simone, sócia e melhor amiga de Dafne, e Dênis omite a origem dos quadros, dizendo que são dele mesmo. Posteriormente, Judith descobre que os quadros de Dênis são pintados pelo chimpanzé e o chantageia, ordenando-lhe que falsifique os quadros. Judith passa a ganhar milhões com as falsificações. Porém, as falsificações são descobertas, e Judith, temendo ser presa, incrimina Gabriel e Pelópidas pelas falsificações e os colocam na cadeia. Dênis, posteriormente e sob pressão, confessa que falsificou os quadros e é preso junto com eles, que são acusados de cúmplices.

Pelópidas foge da prisão, e descobre que estava sendo traído por Judith com o inescrupuloso Edgar, Pelópidas, com ódio de Judith, coloca-se nos porões da galeria e passa a escutar todas as conversas dela e Edgar, já que eles roubam e aplicam golpes. Com a ajuda de Edgar, e devido às perdas na galeria ocasionadas pelas falsificações, Judith passa a fazer tráfico de animais selvagens. Assim que Jacques descobre que Frederico foi o culpado pelos atentados que mataram os pais de Dafne e quase mataram ele, o milionário o expulsa da empresa, porém sem sucesso, já que Frederico aplica um golpe em Jacques e o expulsa da empresa, dizendo que ele só poderá tê-la de novo por 125 milhões de dólares. Jacques fica então na miséria, sendo abrigado com Gabriel, a quem tanto humilhou. Jacques encontra antigos quadros de Picasso que haviam sido comprados por ele e que estavam guardados a muitas décadas. O avô de Dafne os vende e, com o dinheiro, consegue a empresa de volta.

No final da história, Judith é julgada e condenada à pena máxima de prisão pelos crimes, enquanto Dênis é inocentado pelas falsificações. Simone retorna do interior, onde ficou morando e traz o filho, já com 1 ano de idade. Espeto vê um sinal de nascença na criança, vê que é igual o do pai, e pede a ele para fazer DNA. Com medo de Edgar, que quer a guarda da criança, ela faz o teste e dá positivo. Denis e Simone se casam. Bianca, muito esperta, vence a concorrência pela empresa. Após muito se gabar e esnobar, ela se declara para Felipe, os dois dão seu primeiro beijo e acabam namorando. Judith e Edgar planejam fugir de São Paulo para evitar a prisão. Ela vai ao banco, pega sua mala com milhões de dólares e não comparece ao seu julgamento. Judith e Edgar sequestram o filho que Edgar tem com a sofredora Beth. Eles pegam a criança de 5 anos para não levantarem suspeita, e para serem vistos como uma família no aeroporto.

Mas, no aeroporto, Lili, esperta demais, troca a mala de Judith por uma cheia de papel e foge com os dólares, que vão para o resgate de animais selvagens. Beth, ex-esposa de Edgar, cansada de sofrer humilhações dele, e por ele ter sequestrado seu filho, dá no golpista um tiro certeiro que o mata. Judith abandona Edgar, nem se desespera, pois não ama ninguém, e pega um voo para o Rio de Janeiro. No avião, ela descobre que a mala foi trocada e se desespera, fazendo um escândalo. Ela sai do avião e tenta ir para algum lugar, mais a polícia está a sua espera, e a surpreende, prendendo-a. Dafne e Gabriel ficam muito mais felizes que eram, pois ela engravida de novo, e dá a ele um filho homem, como ele sempre quis. Ele passa a pintar de novo, e junto com Dafne, Bianca e o pequeno Jacques, nome que ele dá ao bebê em homenagem ao avô de Dafne, vão morar na Mansão.


Tramas paralelas


A família de Fabiano, que trabalha no bar-restaurante de Gabriel, e vê sua vida se transformar num inferno quando seu cunhado Adenor vem do Nordeste, mais precisamente se Salvador, na Bahia, para São Paulo, morar em sua casa. Folgado e preguiçoso, Adenor não mexe um dedo para procurar emprego, e é protegido o tempo todo por Ivonete, a esposa de Fabiano, que é apresentada como irmã do malandro. Fabiano e Ivonete têm dois filhos, Vanessa e Valdemir. Porém, ele desconfia que a esposa e Adenor são amantes. Para desvendar o mistério, Fabiano adota os mais tresloucados disfarces para segui-los, provocando as mais hilárias confusões e garantindo grandes momentos cômicos à trama.

Anita, a irmã cega de Gabriel e filha de Socorro, que sonha em ser independente, e que vendendo flores, viverá um romance com o garçom Anselmo, que por sua vez, mentirá ser milionário. Os dois se casarão após muita luta pelo seu amor e ela engravida.

Tem-se o caso de amor impossível de Tatiana, uma bela e atraente jovem que trabalha na galeria de arte, com o judeu ortodoxo Benjamin, que será forçado pelos pais a se casar com uma mulher da mesma crença, a delicada Hannah - que, rejeitada, se apaixona por Vicente, filho de Frederico. Vicente e Hannah apaixonam-se após ela pedir seus serviços de advogado para reaver terras que pertenciam a seu avô, e ambos casam-se mesmo após a descoberta de que o avô alemão de Vicente fora o comandante nazista do campo de concentração onde boa parte da família de Hannah perdera a vida na Segunda Guerra Mundial. Tatiana, posteriormente, descobre ter um câncer de mama e, após perder parte de um dos seios, é abandonada por Benjamin, que passa a se interessar por Hannah, já atraída por Vicente. Tatiana acaba sendo amparada no tratamento pelos pais de Benjamin, o rabino Mendel e dona Esther, e pelo irmão de Hannah, Isaac, justamente as três pessoas que a repudiavam quando seduzira Benjamin e o tirara da tradição chassídica. Pouco antes de descobrir-se doente, Tatiana descobre também ser descendente de judeus e termina por apegar-se à religião durante o tratamento, quando aproxima-se bastante de Isaac, que se apaixona por ela e a pede em casamento. Tatiana escolhe ficar com Isaac mesmo nutrindo um pouco de sentimento por Benjamin, que voltara a cortejá-la após ela curar-se e restaurar seu seio. Tatiana converte-se ao judaísmo e casa-se feliz com Isaac. Benjamin, sem ela e sem Hannah, decide reencontrar suas raízes em Israel.

Cássio tem uma amizade com Léa. A amizade acaba se tornando um relacionamento amoroso, mesmo Cássio sendo homossexual assumido. Porém, a chegada de seu amigo Sid deixa Léa balançada e ela deixa Cássio para ficar com Sid, que também era homossexual. Cássio também é amigo de Simone, Tatiana e Dafne, e quando Judith toma posse da galeria, ele, Simone e Tatiana continuam trabalhando, porém sobre as regras e humilhações da vilã.

Amarilys que é irmã de André, dono de um restaurante e que são filhos de Nereide. Amarilys chega a ter um caso com Dênis e também junto com ela vem Renan, filho de seu marido que morreu. Renan passará a ter um caso com Vanessa que irá trabalhar no restaurante de André. André é um homem solteiro e é muito amigo de Cássio e Léa. No final, André dá a entender que é homossexual e apaixonado por Cássio, e Amarilys fica com o sargento Lucas, que entra na trama para ajudar Gabriel, de quem é amigo.

Cléo é dona de lan House e mora sozinha com a filha Clô. Ela diz ter vergonha da mãe, Josefa, dona de uma pensão, que na juventude, foi uma vedete famosa. Cléo também é apaixonada por Pelópidas, que fora seu namorado na adolescência. Ao longo da trama, ela, Amarilys e Dafne transformam a lan House numa butique-galeria de sucesso.

Caco, um negro que vivia na África do Sul, volta ao Brasil e se apaixona por Laís. Logo os dois se casam, mas quem não gosta nada disso é a mãe de Laís, Zoraide, que vive ás turras com o genro e deixa seu marido Ernâni desesperado. A situação se complica com a chegada de Paulina, mãe de Caco, que despreza a família de Laís.


Abertura

A novela mostra na abertura tintas em modo câmera lenta "voando" por tudo quanto é lado. A abertura aparece um pouco desordenada, Ingrid Guimarães, a co-protagonista, aparece antes de alguns vilões da trama, como por exemplo Sérgio Marone e Fernanda Machado, além de que o nome de Sidney Sampaio, um coadjuvante, também aparece na frente dos antagonistas. A ordem segue com, no início, os protagonistas, Flávia Alessandra e Malvino Salvador, seguido do nome de Ingrid Guimarães, Henri Castelli, Isabelle Drummond, Sidney Sampaio, Fernanda Machado, Sérgio Marone e depois, o nome dos atores que interpretam personagens coadjuvantes. Após os mesmos, aparecem os nomes de Amanda Azevedo e Gabriel Kaufmann no tópico crianças, seguido pelos nomes de Danieli Haloten, Júlia Lund e Alice Assef, no tópico apresentando. Em seguida, o nome de Deborah Evelyn, no tópico participação especial, depois, os nomes de Ana Lúcia Torre, Maria Zilda Bethlem, Ary Fontoura e Fúlvio Stefanini nos tópicos atrizes convidadas e atores convidados, respectivamente, depois, os nomes de Elizabeth Savalla e Marcos Pasquim, e por último, os autores e diretores, seguido pelo logotipo da trama. Vale lembrar, que, Ary Fontoura é a participação especial da trama, não o personagem de Deborah Evelyn, como mostra a abertura.


Audiência

A estreia de Caras & Bocas marcou 33 pontos de média, com picos de 36 pontos. A novela marcou a mesma audiência do capítulo inicial da antecessora, Três Irmãs.

Sua menor audiência deu-se em seu primeiro sábado, no dia 18 de abril de 2009, onde registrou apenas 21 pontos.

A novela bateu seu recorde de audiência em seu último capítulo, no dia 8 de janeiro, quando registrou média de 41 pontos com picos de 46 e 61% de participação, ultrapassando Viver a Vida por oito pontos e foi o maior índice de último capítulo do horário desde o sucesso Cobras e Lagartos em 2006. No capítulo, Judith é condenada e presa no aeroporto quando iria fugir com Edgar, e ele é assassinado por Beth, sua ex-mulher, Frederico vira mendigo, Simone e Denis vendem seus quadros na praça, Fabiano traz uma prima para morar com ele e deixa Ivonete desconfiada, Bianca e Felipe se beijam, Xico e Ciça se casam e Dafne e Gabriel batizam seu filho com o nome de Jacques.

No dia 21 de outubro, a novela conseguiu uma façanha não ocorrida desde Cobras e Lagartos, ultrapassou uma novela das 21h. No dia, Caras & Bocas obteve uma média de 37 pontos contra 35 pontos de Viver a Vida. Neste dia, Denis assume em público que ele é o falsificador das telas do Debret e que é Xico quem pintava as telas.

Após enfrentar uma baixa em audiência nas últimas semanas do ano, Caras & Bocas começou sua última semana com 35 pontos. No dia seguinte, a novela obteve 37 pontos, superando Viver a Vida por dois pontos. Em seu antepenúltimo capítulo, foram registrados altos 35 pontos, um ponto a mais que Viver a Vida. A exibição do seu penúltimo capítulo bateu um recorde para a novela: 39 pontos, alcançando um share altíssimo de 65%. Neste mesmo dia, ganhou de Viver a Vida, que registrou baixíssimos 32 pontos. Porém, no seu último capitulo a trama bateu novamente o seu recorde, com 41 pontos de média e 46 de pico.

A novela terminou com 31 pontos de média, sendo considerada uma boa audiência para o horário, que agora exige 30 pontos no mínimo. É o maior sucesso desde Cobras e Lagartos em 2006, cuja média foi de 39 pontos.

Prêmios

Troféu Raça Negra (2009) :

* Melhor Ator - Rafael Zulu

Prêmio Extra de Televisão (2009) :

* Ator Revelação - Marco Pigossi

Prêmio Arte Qualidade Brasil (2009) :

* Ator Revelação - Fábio Lago


Curiosidades


* Exibida entre 13 de abril de 2009 á 8 de janeiro de 2010, em 232 capítulos.

* Um dos maiores sucessos da novela foi a macaca Keith, que interpretou o macaco-pintor Xico. É a primeira vez que um animal selvagem interpreta um personagem principal em uma novela. A trama foi também o último trabalho artístico de Keith, que passará a viver em um santuário de preservação à vida selvagem sem poder mais participar de qualquer meio de entretenimento.

* Sua classificação etária era livre para todas as idades. A partir do dia 10 de Dezembro de 2009, o Departamento de Justiça, Classificação, Títulos e Qualificação alterou a mesma para não recomendada para menores de 10 anos.

* A novela teve cenas externas em Londres, onde Gabriel ainda jovem fez um curso como bolsista e na África do Sul, local para onde Dafne, Bianca, Jacques, Judith, Nicholas, Vicente e Frederico viajaram no inicio da novela e também é o local onde Jacques sofreu o acidente que quase o mata.

* A novela debateu o tráfico de animais, através de Edgar (Júlio Rocha), Aluísio (Alexandre Moreno) e Judith (Deborah Evelyn); falsificação de quadros, através de Denis (Marcos Pasquim); inclusão social, através da cega Anita (Danieli Haloten), dos afro-brasileiros Milena (Sheron Menezes) e Caco (Rafael Zulu); adultério, através de Fabiano (Fábio Lago), traído pela esposa, Ivonete (Suzana Pires) e Adenor (Otaviano Costa), seu suposto cunhado.

* Outros temas debatidos são a corrupção, através de Frederico (Fúlvio Stefanini); judaísmo, através de Benjamin (Sidney Sampaio), Estér (Ana Lúcia Torre), Mendel (Jaime Leibovitch), Tatiana (Rachel Ripani), Isaac (Theodoro Cochrane) e Hannah (Júlia Lund); o Câncer de Mama, através da personagem Tatiana (Rachel Ripani); homossexualismo, através de Cássio (Marco Pigossi), André (Ricardo Duque) e Sid (Kléber Toledo); e a depressão, através de Renan (Dener Pacheco).

* As cenas do penúltimo capítulo em que Pelópidas leva Dafne desacordada para dentro de um barco e sai navegando com ela pelo esgoto embaixo da galeria foram baseadas no Musical de sucesso O Fantasma Da Ópera.

* Destaque para Isabelle Drummond, que brilhou no papel da patricinha Bianca, de longe o melhor papel de sua carreira até hoje. A química com seu par romântico Miguel Rômulo era tão grande que mesmo que o esperado beijo deles só saísse no último capítulo, durante toda a novela o público torceu pelo casal.

* Após o início do horário de verão, na terceira semana de outubro de 2009, as afiliadas da Rede Globo nas regiões Norte e Nordeste passaram a exibir a novela às 19h55, após o Jornal Nacional, com término às 20h55, seguida da novela Viver a Vida. A alteração foi adotada devido ao fato de estas regiões não participarem do horário de verão.

* A atriz Danieli Haloten, que fez o papel de Anita, é a primeira atriz realmente cega a interpretar um papel fixo numa novela.

* Se desligando um pouco dos trabalhos que realizou com Carlos Lombardi, Marcos Pasquim aceitou interpretar um personagem diferente do que fez antes: Denis, pintor solitário que sustenta o filho, Espeto (David Lucas) e critica a ausência de Lili (Maria Clara Gueiros), a mãe do menino.

* Durante a exibição da novela, o capítulo de número 158, que iria ao ar no dia 13 de outubro de 2009, uma terça-feira, não foi exibido, devido à transmissão ao vivo de um jogo de futebol. Com isso, a trama, que teria 233 capítulos, fechou com 232.

* No capítulo 134, que foi ao ar dia 15 de setembro de 2009, uma terça feira, ocorreu a cena emocionante em que a personagem Tatiana (Rachel Ripani) tem seus cabelos tosados por conta do tratamento de quimioterapia. A atriz raspou de verdade o cabelo para dar mais vida ao drama da personagem. O capítulo rendeu uma ótima audiência de 37 pontos com picos de 40.

* A personagem de Flávia Alessandra, a protagonista Dafne, fez tanto sucesso que acabou rendendo-lhe seu segundo ensaio para a Playboy de dezembro de 2009. Ela já teria posado em 2006, período em que se dedicou fazendo a vilã Cristina, de Alma Gêmea, também novela de Walcyr Carrasco.

* O autor, Walcyr Carrasco, fez uma ponta nos capítulos 230 e 231 como figurante.

* Aliás, o diretor de núcleo, Jorge Fernando, fez uma ponta no primeiro capítulo como um professor de artes.

* A atriz Tereza Rachel participou em alguns capítulos da trama como Rebeca, mãe da personagem Hannah (Júlia Lund). Este fato marcou a volta da atriz para a televisão após 11 anos. Seu último trabalho foi na novela Era Uma Vez... como a governanta Dona Berta, que participou apenas dos cinco primeiros capítulos. Mas, segundo a atriz, ela não pretende mais fazer uma novela inteira.

* O ator Diego Cristo, que fez parte do elenco de apoio interpretando o borracheiro Dino, faz sua primeira novela na Rede Globo. Já havia feito na Rede Record as novelas Caminhos do Coração e Os Mutantes - Caminhos do Coração.

* O ator Nuno Leal Maia fez uma participação especial no último capítulo, terminando ao lado de Socorro (Elizabeth Savalla) e comprando a padaria de Anselmo (Wagner Santisteban).

* O personagem Frederico (Fúlvio Stefanini) teve uma reviravolta. Ele, que aparentava ajudar Dafne (Flávia Alessandra), mostra-se, no meio da trama, um mau-caráter e o verdadeiro responsável por suas desgraças.

* O ator Marco Antônio Gimenez entrou na trama no capítulo 100 como Sargento Lucas. A princípio, ele investigaria o sumiço das jóias de Dafne (Flávia Alessandra), mas depois ele se tornou o par romântico de Amarilys (Guilhermina Guinle), que inclusive teve que mudar o visual para a personagem.

* O trio de baianos foi o grande destaque da trama, um dos motivos da alta audiência da novela. Fabiano (Fábio Lago), Ivonete (Suzana Pires) e Adenor (Otaviano Costa) estavam sempre arrumando confusões, principalmente quando Fabiano se disfarçava para seguir a mulher e o cunhado. Entre os disfarçes usados por ele, estão: Uma mulher loira, um cupido,uma baiana, uma dançarina de axé, um cachorro quente, entre outros.

* A novela estreou em Portugal no dia 29 de Março de 2010 às 17h40, dividindo espaço com a reta final de Paraíso. Depois foi transferida para as 18h.

* No dia 23 de abril do mesmo ano, estreou no Chile pelo Canal 13, pertencente à Pontifícia Universidade Católica do Chile, às 15h45 em substituição a Duas Caras.
* Foi a única novela da Globo a ser esticada em quase 60 capítulos. Ela teria 179 capítulos e teve 232.

* Primeiro e único trabalho do ator Dener Pacheco, o Renan, na teledramaturgia. Menos de dois meses depois da exibição do último capítulo, para a surpresa geral, ele faleceu em decorrência de um câncer, com apenas 25 anos de idade.

* Em uma das cenas, Judith (Deborah Evelyn) se afasta de Edgar (Júlio Rocha) após ele espirrar. Ela diz que teme que ele tenha se contaminado com a gripe suína. Vale lembrar que a doença gerada pelo vírus H1N1 vinha se tornado uma ameaça mundial devido á morte de muitas pessoas devido esta doença.

* Em dezembro de 2009 foi revelado que Marcos Pasquim e Suzana Pires, os intérpretes de Denis e Ivonete na trama, passaram a namorar. O autor Walcyr Carrasco teria descoberto este romance e, radiante, postara em seu Twitter no dia 5 a seguinte pergunta: Quem é o mais recente casal apaixonado dos bastidores de Caras e Bocas?. Ele revelaria sua resposta quatro dias depois. Mas em abril de 2010, o casal terminaria o namoro (que começou ainda em agosto de 2009) sem revelar o motivo da separação.

* Outro casal que começou a ter um romance foi Malvino Salvador e Sophie Charlotte em fevereiro de 2010. Eles interpretaram, respectivamente, Gabriel e Vanessa.


Elenco

Ator Personagem
Flávia Alessandra Dafne Bastos Conti da Silva
Malvino Salvador Gabriel Batista da Silva
Ingrid Guimarães Simone
Henri Castelli Vicente Foster
Isabelle Drummond Bianca Bastos Conti da Silva
Sidney Sampaio Benjamin Abraham (Benny)
Fernanda Machado Laís Molinari Vasconselos
Sérgio Marone Nicholas Silveira Lontra (Nick)
Cristina Mutarelli Zoraide Molinari
Otaviano Costa Adenor Cosme de Lima (Pai Adenor)
Rachel Ripani Tatiana Fischer
Marco Pigossi Cássio
Bete Mendes Maria da Piedade Batista Azevedo Conti
Marcos Breda Pelópidas
Thalma de Freitas Magaly Franco
Flávio Bauraqui Marcelo
Carmem Verônica Josefa (Jojô)
David Lucas Bruno Batista Azevedo (Espeto)
Fábio Lago Fabiano Barros Ferreira (Pai Fabiano)
Suzana Pires Ivonete Barros Ferreira
Júlio Rocha Edgar Pereira
Renata Castro Barbosa Cléo Foster
Neusa Maria Faro Mercedes
Sheron Menezes Milena Nunes Conti
Miguel Rômulo Felipe Nunes
Sophie Charlotte Vanessa Barros Ferreira (Vanessinha)
Wagner Santisteban Anselmo
Marco Antônio Gimenez Sargento Lucas Rios
Dhu Moraes Dirce Nunes
Joelson Medeiros Padre Guilherme
Roney Facchini Ernani Molinari
Pedro Garcia Netto Galeno Pellozini
Jaime Leibovitch Rabino Mendel Abraham
Rafael Zulu Caco Vasconselos
Alexandre Slaviero Tadeu Molinari
Ricardo Duque André di Francesco
Dener Pacheco Renan
Osvaldo Mil Delegado Pandolfo
Hilda Rebello Nereide di Francesco
Marcelo Barros Jandir
Carina Porto Ísis Molinari
Kenya Costta Paulina Vasconselos
Alexandre Moreno Aluísio Leal
Theodoro Cochrane Isaac
Sônia de Paula Edineide
Ludoval Campos Nélson
Rodrigo Andrade Téo/Theodoro
Claudia Paiva Cláudia
Júlia Ruiz Clotilde (Clô)
Guilherme Duarte Samuel
Francisco Fortes Tatá
 
As crianças
Ator Personagem
Amanda Azevedo Ada Franco Leal
Gabriel Kaufmann Valdemir Barros Ferreira
 
Apresentando
Ator Personagem
Danieli Haloten Anita Batista da Silva
Júlia Lund Hannah Foster
Alice Assef Beth
 
Participação especial
Ator Personagem
Deborah Evelyn Judith Silveira Lontra
Maria Clara Gueiros Liliana Azevedo (Lili)
Guilhermina Guinle Amarilys di Francesco
 
Atrizes convidadas
Ator Personagem
Ana Lúcia Torre Esther Abraham
Maria Zilda Léa Silveira Lontra
 
Atores convidados
Ator Personagem
Ary Fontoura Jacques Michel Conti
Fúlvio Stefanini Frederico Foster
Elizabeth Savalla como Maria do Socorro Batista da Silva
Marcos Pasquim como Denis Batista Azevedo



Link Oficial da Novela Caras e Bocas

1 Comentário:

Anônimo disse...

eeeeeee muito grande essa novela e engraçada

Postar um comentário

 

©2007 - 2014 Resumo de Novelas.net | Direitos reservados Google+